Muitas das decisões que tomamos ao longo da vida envolvem bens, relações familiares, responsabilidades e compromissos legais. Nesses momentos, contar com o apoio de um cartório de notas e do tabelião é fundamental para garantir que tudo seja feito dentro da legalidade, com segurança e com validade reconhecida.
A Lei nº 8.935, de 1994, que regulamenta a atividade dos cartórios no Brasil, estabelece que os notários têm como função dar autenticidade, segurança e eficácia aos atos jurídicos.
Isso significa que um documento lavrado em cartório tem presunção de veracidade, sendo aceito por todas as instâncias administrativas e judiciais.
Os cartórios fazem parte do movimento de desjudicialização, que tem como objetivo tirar da Justiça demandas que podem ser resolvidas de forma extrajudicial, como inventários, divórcios, uniões estáveis, partilhas, entre outros. Isso traz vantagens como:
Segundo a pesquisa "Cartório em Números", da Anoreg, mais de 5 milhões de atos notariais são realizados por ano no país. O que mostra que os cidadãos têm confiado cada vez mais nessa forma ágil e segura de resolver questões importantes.
Formalizar um ato em cartório é, acima de tudo, uma forma de proteger direitos, evitar conflitos futuros e garantir que tudo esteja em conformidade com a lei. O tabelião atua de forma imparcial, garantindo que as partes compreendam o que está sendo acordado e que o documento represente fielmente a vontade declarada.
Se você deseja formalizar atos notariais, procure o cartório de notas de sua preferência, onde poderá receber a orientação adequada sobre o procedimento, os documentos exigidos e os cuidados necessários para que tudo seja feito com segurança e validade jurídica.
O Tabelionato Barros estará à sua disposição, se formos a sua escolha. Nosso whatsapp é (51) 3376-3878 e nosso e-mail atendimento@tabelionatobarros.com.br.
25/06/25
O atendimento pelo site, e-mail e WhatsApp facilita o acesso aos serviços notariais e permite que o cidadão inicie processos, tire dúvidas e acompanhe demandas de forma prática e segura.
25/06/25
Lavrar atos em cartório é uma forma extrajudicial de garantir segurança jurídica e respaldo da lei. A atuação do tabelião contribui para simplificar processos e fortalecer a desjudicialização no país.
05/06/25
O cartório de notas oferece uma forma segura e acessível de formalizar assuntos importantes, como escrituras, procurações, testamentos e outros, para garantir a validade jurídica dessas ações.